Meus confidentes

segunda-feira, 19 de março de 2012

Cirurgia bariátrica - redução de estômago

 Oie amigos, boa tarde? Tudo bom? Como foram de fim de semana?

 Bom, como a maioria já deve saber, até porque eu não canso de lembrar (rsrsrs), domingo é meu aniversário. Farei 35 anos, e me peguei nesse fim de semana pensando na vida. Nossa, como minha vida mudou....e para melhor, muito melhor, vale destacar. E aí, me dei conta de um assunto que eu ainda não havia comentado aqui no blog e me deu muita vontade de fazer um post a respeito.


 Há 2 anos e 2 meses eu fiz a cirurgia bariátrica (redução de estômago). Não foi uma decisão fácil, fiquei um bom tempo refletindo se deveria, se valeria a pena e tal. Mas já havia tentado milhões de dietas, morria de medo de ficar doente, não conseguia fechar a boca e a cada vez engordava mais. Tomei essa decisão pela saúde e não pela estética, quero deixar isso bem claro. Estava com dores na coluna, joelho, pressão oscilando e triglicerídeos alto. Tinha uma filha pequena, se eu morro, como ficaria? 


 Ser gorda nunca me incomodou. Quer dizer, me incomodava as dores na coluna, no joelho, perder o fôlego,  não conseguir comprar uma roupa bonita (roupa de gorda é horrorosa, sejamos bem honestas), não entrar naquela calça que eu gostava, ou naquele vestido lindo. Mas, fora isso, nunca sofri preconceito, nem tive problemas para arrumar namorado ou manter amizades. Pelo contrário, sempre fui muito querida. Então não, não resolvi emagrecer para satisfazer meu ego, para os outros, fiz por mim. Resolvi pela minha saúde, pelo medo que eu tinha de não ver minha filha crescer. E destaco: só vale a pena se for por você. 


 Não foi fácil optar pela cirurgia. Não é um procedimento simples, tranquilo. Pelo contrário, é bastante complicado e requer comprometimento, apoio da família e que esteja com a cabeça muito boa, senão você pira.


 Tive o privilégio de poder escolher uma excelente clínica aqui no Rio de Janeiro, umas das melhores, e de operar com um dos melhores cirurgiões da área, o Dr. Fábio Viegas. Ele possui uma clínica e é extremamente experiente e comprometido. Um dos motivos que me fez optar por ele foram seus métodos e todo o percurso que se faz até a cirurgia e após a mesma.  Ele é, pelo menos na época era, um dos poucos que tinha o cuidado de deixar o paciente por 24 horas na UTI em observação, pois as primeiras 24 horas são as mais críticas.


  Somos obrigados a participar de uma palestra, de consultas com nutricionista, cardiologista, endocrinologista e psicólogo (este no total de 3 consultas).  E com a psicóloga, a terceira consulta é junto com a família, pois se o apoio familiar não for constatado, não é autorizado a cirurgia. E você deve estar se perguntando o porquê disso. É porque o apoio da família é fundamental, principalmente no pós-operatório. Precisamos de muita ajuda, principalmente no primeiro mês, que a alimentação requer uma série de cuidados, fora o apoio psicológico. 


 A redução de estômago não é nenhum bicho de 7 cabeças. Os primeiros 6 meses são os mais cuidadosos e complicados, mas depois, é vida normal. Claro que tenho que tomar vitaminas e complemento de ferro diariamente,  alguns alimentos me enjoam, outros entalam...é isso mesmo, às vezes determinada comida cisma de não descer, mas nada horroroso. Pelo contrário, como de tudo e muito bem. Vocês podem ver pelos meus posts. Só que me controlo, sei a hora de parar. Agora como para me alimentar, satisfazer minhas necessidades fisiológicas, e não mais com os olhos. Como com o estômago e com a cabeça. Sei a hora de parar  porque estou satisfeita,  parar para não passar mal e para não engordar. Porque sim, posso engordar de novo. Porque estômago é músculo, e como tal, dilata. Mas não vou ficar neurótica. Vou em rodízios, festas, restaurantes, sem sofrimento. Vou para me divertir e não para comer.Porque não ia valer a pena fazer uma cirurgia dessas e nunca mais na vida comer um brigadeiro; mas também não ia valer a pena fazer esse tipo de cirurgia, sofrer tanto no início e engordar tudo de novo.  Quero vida normal. E isso eu tenho. Não tive problemas maiores, porque a minha cabeça foi preparada. Sabia o que estava fazendo e sei o que preciso fazer. Sei a quantidade que posso comer,  que me faz mal e tal. E vou me cuidar sempre. 


 Quando engravidei, muita gente ficou preocupada se eu ia engordar de novo. Eu não, pois sabia que não ia. Pelo contrário, já estou 8 quilos mais magra do que antes de engravidar, e sem dieta, comendo bem afinal, amamentar dá uma fome!!!


 E aqui estou eu, 55 quilos mais magra e feliz, muito feliz. E acima de tudo saudável, muito saudável. Meus exames estão ótimos, as taxas excelentes, sem nada alto, sem riscos, sem medo de morrer. E faria tudo de novo. Sofreria, abriria mão, sentiria dor, tudo de novo. Pois é por pouco tempo e é para a vida toda. E assino embaixo: não foi sacrifício, não foi dolorido, não foi chato. Foi nascer de novo.


Vejam nas fotos as mudanças.


 Antes:





DEPOIS:





Bom, é isso. Essa é um pouquinho da minha história. Espero que tenham uma semana excelente. Bjks e tudo de bom.



29 comentários:

  1. Oi Carol menina que história de superação...parabéns, você já era muito linda gordinha viu...mas está um espetáculo agora, faço ideia do que passou, meu marido também é obeso, mas ainda não aceitamos este tipo de intervenção, tenho medo e ele também...mas tiro o chapéu para você...beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, foi muito bom ler seu post hoje, pq ontem uma grande amiga minha disse que irá fazer a cirurgia de redução e eu fiquei muito preocupada com ela. Mas depois de ler sua história fiquei mais tranquila. Vc tá Lindona!
    Bjos. Andressa.

    ResponderExcluir
  3. Carol,
    Não sabia da sua história, fico feliz por saber que vc está bem. Uma amiga está cogitando fazer uma cirurgia dessas, vou até enviar o link desse seu post para ela. Ela ainda está receosa.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Que legal. Parabens por atmanha dedicação e fico feliz de saber que vc realmente fez a escolha certa e preparada, porque muita gente infelizmente não se prepara!!! Está linda !! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Carol... muito legal este post!
    Eu não sabia, e adorei conhecer essa sua história. Vc é uma vencedora!!
    Tenho duas amigas que fizeram tb, e não se arrependem.
    E o importante é cuidar da saúde, pq a estética é fator externo, né?! E mesmo assim, vc já era linda... e está mais ainda!!
    Parabéns, viu?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, muito legal, que bom que vc. tirou de letra , conheço muitas pessoas que fizeram , amigos e familiares .

    Tem sorteio no nosso cantinho , passa lá :
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com/2012/02/sorteio-mimoso-em-homenagem-as-mulheres.html
    beijo no coração!
    Lílian

    ResponderExcluir
  7. oi Carol estou te descobrindo hoje e você surgiu numa hora boa,meu médico,Dr. Marcelo Tinoco,daqui de Campo Grande Rio de Janeiro,me indicou o Dr. Jamel(não lembro o nome todo)cirurgião bariátrico,mais tenho minhas duvidas e gostaria do nome e endereço do seu para uma segunda avaliação,tenho 98 kilos mais sou pré diabética,e por isso ele me recomendou a cirurgia,ainda estou em duvida pois pra mim só poderia fazer esta cirurgia quem tivesse acima de 110 kilos.Desculpe meu desabafo mais gostaria de sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, boa tarde. Olha só, o peso é relativo, depende da sua saúde. Quando há comprometimento, tipo diabetes e pressão alta, isso é levado em conta também.O importante é a avaliação médica sempre. Eu fiz com o Dr. Fábio Viegas, grande cirurgião, que depois operou uma amiga minha que tinha pavor, mas ficou super animada com o resultado. Esse é o link da clínica dele: http://www.institutofabioviegas.com.br/?K=24806

      Marque uma consulta, e se quiser estou a disposição para qualquer dúvidas. Anote meu e-mail: carol.schwarz@yahoo.com.br Bjks e boa sorte. Ah, me mantenha informada e me procure, quero ajudá-la.

      Excluir
  8. Oi Carol Desculpe pois só agora vi que não me identifiquei,meu nome é Viviane.meu email é viviane.macena1@gmail.com,Muito Obrigado pela ajuda vou ligar amanhã mesmo,e marcar uma consulta com ele,assim que tiver alguma novidade eu entro em contato,e se precisar de mim,estou aqui e pode contar comigo.bjs.

    ResponderExcluir
  9. Carol me adiciona em seu msn se você quizer, vou fazer a cirurgia em breve e gostaria muito de falar com vc,beijos amei sua historiavc ja era linda mas agora ficou extraordinaria,parabens linda!

    ResponderExcluir
  10. Oi eu também vou fazer a cirurgia tava com muito medo mas agora to mais calma parabens carool

    ResponderExcluir
  11. ola carol, minha cirurgia esta marcada para 15/01/2013 aff as vezes da um frio na barriga uma angustia, e ao mesmo tempo estou com muita vontade de fazer e me livrar desse peso que carrego, sinto-me muito cansada mas ja cheguei ate aqui com muito sufoco e sacrifício, pois não é nada fácil, primeiro convencer a si mesmo, depois a família, plano de saúde afff!! tudo isso e uma maratona muito cansativa tem que ter muita forca de vontade, parabens! gostaria muito de me comunicar co vc tirar algumas duvidas etc meu face giselle ramos, email: gil.salvadorba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. olá, parabéns pela tua empolgação. estou 5% menos empolgado do que vc mas mesmo assim muito empolgado. tb fiz a cirurgia há 1 ano e 9 meses. emagreci 90 kgs. estou com 80. agora é só se cuidar pq a cirurgia te deixa magro, mas devemos viver como pessoas que comem pouco, de forma saudável e praticam exercícios para não voltar a engordar. dallacosta.ronei@outlook.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol! Menina que cantinho mais gostoso aqui no seu espaço! Adorei já virei seguidora :) Parabéns pelo teu sucesso com a cirurgia viu! :D - Quando quiser passe para conhecer o meu cantinho, beijos Jú Abreu - http://ju-abreu-cirurgia-bariatrica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Chamo-me Luiza, quero fazer a redução de estomago mais tenho muitas duvidas ..será que vc poderia me ajudar ,me passando algumas informações?
    Meu fac. e mail e luizacosta260482@yahoo.com.br
    desde já agradeço a sua atenção...

    ResponderExcluir
  15. Chamo-me Luiza, quero fazer a redução de estomago mais tenho muitas duvidas ..será que vc poderia me ajudar ,me passando algumas informações?
    Meu fac. e mail e luizacosta260482@yahoo.com.br
    desde já agradeço a sua atenção...

    ResponderExcluir
  16. Ola Carol,chamo-me Alexandrina e estou em lista de espera para fazer a cirurgia,mas estou com muitas duvidas acerca do pos-emagrecimento , mas propriamente a pele que vai sobrar...você por exemplo ao fim de quanto tempo fez a cirurgia para ficar bem?e quanto gastou? meu email é alex.andrina1957@gmail.com desculpe o incomodo e obrigada por partilhar a sua experiencia,um abraço,

    ResponderExcluir
  17. oi carol eu tb fiz a cirurgia a sete anos atraz e estou muito feliz comecei a fazer a plastica reparadoura e tou feliz e parabêns a vc

    ResponderExcluir
  18. Ooi carol...me chamo lando...tenho 18 anos, 1.79 de altura e 123 kilos...sofro de hipertensao e apneia de sono...estou sendo encaminhado para curitiba pois desejo fazer a reducao tanto pela minha saude quanto pela questao estetica pois minha alto estima esta la em baixo...gostaria q vc me acc pra poder tirar minhas duvidas e meus medos...fko mt feliz por vc...meu email: lando.silva.12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Adorei sua postagem... me tirou myitas dúvidas e me incentivou a realizar minja cirurgia....

    ResponderExcluir
  20. sandra bueno de farias17 de novembro de 2013 às 11:56

    olá Carol , achei muito legal sua história, estou fazendo os exames pra fazer minha cirurgia, confesso que estou um pouco com medo, mas lendo tudo oq vc disse aki , jah me deixou mais otimista

    ResponderExcluir
  21. Carol, boa noite, meu nome é Janaina e estou nos preparativos para a cirurgia bariátrica. Ainda tenho muitas dúvidas, em compensação estou fazendo tantos exames que fiquei um pouco preocupada.
    Gostaria de saber o que devo comprar antes de operar, pois quem vai cuidar de mim será meu esposo e gostaria de deixar tudo preparado.
    Se puder me ajudar, te agradeço desde já.
    Janaina

    ResponderExcluir
  22. Estou com IMC 35 mais já não estou aguentando as dores nos joelhos, fico sem respirar e estou com apineia do sono! É horrível estou tentando fazer a cirurgia estou com a cabeça preparada e tenho total apoio da minha família.

    ResponderExcluir
  23. vai desculpar o meu mal escrito, eu quero me tornar o quirurguica operação bariátrica venezuelano, reduzir o estômago com paroscopia. gástrica exatamente Managa.
    quisiera saber el costo en su moneda.?

    ResponderExcluir
  24. Estou emocionado com sua historia! Minha cirurgia está marcada para o próximo dia 20/07/15.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi carola tb fiz dois anos de operada e estou com alguns grilos na cabeça ,gostariauito de conversar com alguém sobre a cirurgia ,tive depressão e agora que estou melhorando gostaria muito de conversar com VC bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi carola tb fiz dois anos de operada e estou com alguns grilos na cabeça ,gostariauito de conversar com alguém sobre a cirurgia ,tive depressão e agora que estou melhorando gostaria muito de conversar com VC bjs

    ResponderExcluir
  27. Oi carola tb fiz dois anos de operada e estou com alguns grilos na cabeça ,gostariauito de conversar com alguém sobre a cirurgia ,tive depressão e agora que estou melhorando gostaria muito de conversar com VC bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar seus segredinhos comigo também!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...