Meus confidentes

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Em busca da creche ideal

 Oie, tudo bom? Como estão? 


 Bom, acho que ainda não falei sobre isso com vocês, mas em julho, mas precisamente dia 30, retorno ao trabalho. Sou funcionária do município do Rio de Janeiro e aqui, as mães que amamentam, ficam de licença até que seus filhos completam 1 ano de idade, desde que estejam amamentando. Isso é maravilhoso, pois consegui amamentar minha filhota até os 6 meses exclusivamente e hoje, mesmo já com outros alimentos introduzidos, ela continua no peito. Gostaria muito que esse fosse um direito de todas as mães mas, infelizmente, não é, sou uma privilegiada, tenho que admitir!!!


 Sou professora de ensino fundamental 1, psicóloga, psicopedagoga mas, acima de tudo e antes de mais nada, sou mãe. E apesar de toda a minha formação, toda a minha experiência, também sofro na hora de escolher a creche ideal. E acho que por ser da área acabo sendo mais chata, mais detalhista, e sofrendo mais, pois fico imaginando os erros, se aquilo é assim mesmo, se não estão fingindo e tal.  Ô mala. Mas uma coisa tenho que dizer prefiro mil vezes uma creche á deixar minha filha com babá. Na creche a criança tem contato com outras crianças, se socializa, fica mais independente, aprende a dividir, começa a entender que ela não é única no mundo, compreende melhor o espaço, as regras e tal. E além do mais, se desenvolve muito mais, não é mesmo?




Confesso que não é uma coisa fácil a escolha de uma creche: não é algo barato, aqui na Ilha do Governador então...nossa, estou horrorizada, tudo muito caro e, na maioria, não é lá essas coisas, para se pagar tanto. Vim de um bairro, a Tijuca, onde a oferta de boas  creches e escolas era enorme, e isso já não acontece aqui na Ilha. Então, o que é bom custa caro, muito caro. E mesmo assim  tem lá seus defeitinhos.







 Vou dar minha opinião do que se deve olhar ao escolher uma creche, e isso vale na escola da escola também. Que fique bem claro, essa é a minha opinião, não tirei de nenhum livro ou site, é a maneira que eu faço, o que a minha experiência, minha formação me ensinou.


 Já visitei um bom número de creches aqui na Ilha, algumas me agradaram, outras não, uma inclusive me fez até fazer denúncia devido a falta de higiene...e a pensar o que leva um pai/mãe a deixar seu filho em um ambiente daquele. Será que não viram isso? E falta de dinheiro não é desculpa, pois aqui no Rio temos creches públicas maravilhosas, só não coloco Anna Letícia em uma por não ter próxima a casa de minha mãe ou da minha casa.


 Hoje visitei uma creche recém inaugurada aqui na Ilha que, se meu marido também concordar e se entrarmos em um acordo sobre valores com os diretores provavelmente será a minha escolha. Gostei muito do que vi, desde o início da visita. Vamos ver. Mas agora vou dar algumas dicas sobre a escolha da creche.






 1) A primeira coisa é observar como você está sendo recepcionada: são educados, te atendem bem, você deve ser bem recebida e bem atendida sempre;


 2) A porta estava trancada? Como foi o acesso? Você abriu o portão e foi entrando ou alguém teve que abrir? O ideal é que a porta esteja trancada, isso dará a tranquilidade que não é de fácil acesso e também que as crianças não correm o risco de sair da creche sozinha;


 3) Limpeza: fundamental que todo ambiente da creche seja limpo e bem cuidado, e isso inclui hall de entrada, recepção, corredores, e não só sala de aula, banheiro e cozinha. Já visitei creche em que a limpeza deixava, e muito a desejar, vi até tapete encardido, chão encardido. Se a limpeza não é fundamental, o que dirá a educação da minha filha;


 4) Observe se o chão é anti-derrapante e se as tomadas tem proteção;


5) As escadas devem ter portão de proteção e as janelas telas de proteção;


 6) Os brinquedos devem estar em bom estado, assim como o mobiliário de toda a creche (mesas, cadeiras, brinquedos, berços, cadeiras de alimentação, colchonetes);


7) Dou importância para um espaço para atividades de psicomotricidade, que desenvolva a parte motora da criança;


 8) Conhecer a filosofia da creche é de suma importância, isso diz muito sobre o que seu filho vai aprender;


 9) verifique se quem trabalha na cozinha está devidamente uniformizado, com cabelos presos, toca, luvas, etc;


10) Desconfie daquela escola/creche que te faz esperar para ser atendida ou que só recebe quando marca hora: provavelmente ela vai se preparar para te receber, e isso não é o ideal. O ideal é você chegar e visitar em funcionamento, ver como as coisas realmente são. Quando isso não acontece, as pessoas se preparam para receber a visita, e fico logo desconfiada que há algo para ser escondido. Descarto logo!!!


11) Visite o local e veja se terá acesso a todas as instalações. Tem locais que querem mostrar apenas onde seu filho vai ficar. Eu quero conhecer tudo!!! 


12) Verificar onde seu filho ficará acomodado,  se há berços individuais e janelas para ventilar o ambiente (os resfriados serão inevitáveis, mas é sempre bom saber que as crianças não ficam confinadas em um local totalmente fechado, onde não há circulação de ar).


13) Verifique se há um ambiente para a criança pegar um solzinho, ele não deve ficar trancafiado em uma sala o tempo todo; Também verifique se as crianças ficam separadas por faixa etária. Cada faixa etária tem suas atividades e suas necessidades e o ambiente deve ser próprio também;


14) Tire todas as suas dúvidas, pergunte tudo, até mesmo o que você considera como pergunta idiota!! Se é sua dúvida, pergunte, lembre-se que é seu filho que ficará lá, normalmente até mais tempo do que ficará em casa com você, então devemos querer sempre o melhor para ele;


15) Verifique quantas professoras ou recreadoras há por criança, e que tipo de treinamento/formação as profissionais têm.  Isso varia de acordo com a idade da criança;


16) Procure saber qual é o procedimento caso uma criança se machuque ou passe mal na creche e como eles procedem com crianças doentes. Fundamental saber se a creche tem o cuidado de verificar se seus alunos não estão doentes e se as mesmas não são doenças contagiosas;


17) Confie no seu instinto e em suas primeiras impressões; Coração de mãe nunca se engana;


18) Os brinquedos deem estar de acordo com a faixa etária da criança; verifique também que tipo de atividade são realizadas com as crianças;


19) Verifique a segurança do loca l: portas fechadas, se as crianças pequenas não circulam sozinhas;


 20) E por último: observe como as crianças estão: parecem alegres, seguras, felizes? Isso também conta e é muito importante!!


 Bom, espero que essas dicas sejam uteis e que possam ajudar muitas de vocês nessa hora tão difícil. E eu espero que a minha busca chegue logo ao fim, porque o tempo voa, e já, já, volto ao batente.


 Beijo grande e até a próxima!!!




P.S Imagens retiradas na internet

84 comentários:

  1. Uhhh... deve ser uma maratona e tanto, né?!
    O jeito é tentar pegar o máximo de referências, se possível.
    Não tenho filhos, mas achei o post super importante!!
    Bjns

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, adorei as dicas e concordo com você!! Temos que ser exigentes , principalmente em relação a higiene!!Super bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Hoje comecei a adaptação da minha pequena na creche aqui onde moro, Rio das Ostras... Achei interessante como nossas vidas são parecidas... Minha filha se chama Letícia, tb sou professora, vim da Ilha do Governador e tb penso em fazer a festa de 1 ano da Minnie... Legal, né! Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle

      Também moro em Rio das Ostras e vennho da Ilha do Governador. Na Ilha, minha filha mais velha ficava na Tia Luzinete, que era tudo de bom!
      Aqui ela estuda no Estrela do Saber, mas não há vaga no berçário para eu colocar a minha menor.
      Onde sua filha está matriculada?
      Você poderia me ajudar?
      Segue meu -email: aknile@ig.com.br

      Muito obrigada

      Excluir
  4. Oi Carol, tb moro na Ilha do Governador e acabei de passar por essa etapa da "escolha da creche". Agora lendo suas dicas vi que meus critérios estavam adequados. Também vi muita coisa errada nessas minhas visitas e realmente o que me fez decidi foi o coração. Até porque tenho uma babá maravilhosa e sempre me perguntei se alguém iria cuidar deles (são gêmeos) como ela cuida. Abraços, Alessandra

    ResponderExcluir

  5. Olá Carol,
    Eu também moro na ilha e vou começar a procurar creche para a minha filha. Por enquanto só pesquisei pela internet. Vc não quer me indicar essa q vc gostou para eu dar uma olhada?
    Bjus,
    Márcia.

    ResponderExcluir
  6. se possivel, poderia me dar indicação da sua escolha na ilha do governador? tb moro na ilha e estava precisando dessa forca! bjos
    eeanverissimo@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. se possivel, poderia me dar indicação da sua escolha na ilha do governador? tb moro na ilha e estava precisando dessa forca! bjos
    eeanverissimo@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. tb gostaria dessa indicação, moro na ilha e estou procurando creche p minha baby! obrigada

    ResponderExcluir
  9. Sou mais uma mãe em busca de indicação de creche aqui na Ilha. Vc poderia me indicar qual vc gostou mais? Super obrigada e bjs.
    alissandar@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Sou mais uma mãe em busca de indicação de creche aqui na Ilha. Vc poderia me dizer qual vc gostou mais? Super obrigada e bjs.
    alissandar@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sou mãe de primeira viagem, estou muito feliz e meu menininho nasce no início do ano. Já estou com o coração na mão de ter que deixar meu pequenino em uma creche, mas trabalho e não terei outra opção. Moro na Ilha do Governador e gostaria de saber qual foi sua creche escolhida para que eu possa visitá-la e quem sabe escolhê-la. Agradeço desde já sua ajuda! Um abraço.

    louisemf1980@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol! Sou mais uma mãe moradora da Ilha e gostaria de saber se vc poderia indicar alguma creche das quais gostou para meu bebe de 6 meses. Obrigada. chris.paes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Também sou uma mãe morada da Ilha e estou procurando creche para a minha filha de 1 ano, Será que voce pode me indicar alguma creche pq até agora eu só tive decepção. Obrigada roberta.longo@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá. Estou a procura de uma creche na ilha tb. Vc poderia me indicar?
    gicaocchio@yahoo.com.br
    Aguardo
    Gisele

    ResponderExcluir
  15. Olá!! Tb moro na ilha! E em busca de creches/berçário... pode me dizer tb quais vc gostou? Obrigada!
    gladys.correa@gmail.com
    bjs
    Gladys

    ResponderExcluir
  16. Olá!! Tb moro na ilha! E em busca de creches/berçário... pode me dizer tb quais vc gostou? Obrigada!
    gladys.correa@gmail.com
    bjs
    Gladys

    ResponderExcluir
  17. Ola Carol! Goataria tb que vc me indicasse alguma creche aqui na Ilha. O meu email e:jo_si_dias@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Carol, por favor, socorra uma mãe desesperada com essas creches da ilha. Imagino que provávelmente vc não queira se comprometer, mas veja só como uma indicação de uma mãe q conseguiu uma boa opção para sua filha. Sendo assim, visitarei e terei minhas próprias conclusões, porém com uma indicação e referência, já que fico perdida, pois não conheço ngm por aqui!
    Ficarei muito grata com sua ajuda.
    mahcobra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol, tudo bem?Comecei a minha busca por creches-escola na Ilha.Você pode me ajudar dando algumas dicas?
    Adorei as suas dicas, acho que vc vai me ajudar bastante.
    Segue o meu e-mail:celainemanhaes@hotmail.com
    beijos,

    ResponderExcluir
  20. Olá, boa noite! Estou com meu peque com apenas 05 meses e necessito de uma creche aonde será bem tratado, meu coração está super apertado e, assim como as demais participantes do seu blog, gostaria de receber a sua indicação, pois vi seus critérios. Não tenho muito tempo para visitas, até mesmo pq sou sozinha aqui em casa para fazer tudo etrabalho até as 10 da noite...affff, realmente uma maratona.se possível me envie o nome da creche que gostou...meu e-mail é alindalua@hotmail.com. Desde já agradeço sua atenção. Um abraço, Thais.

    ResponderExcluir
  21. Olá Carol,

    Meu filho está na Criativa, em Copacabana e eu estou indo para a ilha do GOvernador. Você conheceu a creche Referencia.com?
    Meu email: robertafavaro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Carol,


    tenho um bebê de 6 meses. Você tem alguma creche na Ilha para me indicar? meu email: glaucialvo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Minha cunhada está passando pela msma situação .Vc poderia indicar o nome da que vc gostou p ela visitar e ver o q acha?Agradeceria imensamente!!!
    alinelimafrota@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Assim como tantos que comentaram, tb sou moradora da ilha e estou a procura de uma creche...poderia indicar algumA? ObrigaDa!, mari_paxx@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Qual a creche integral que você recomenda?

    ResponderExcluir
  26. Opa!!! Tb sou morador da Ilha. Gostei muito da sua postagem. Poderia me mandar a dica de sua preferida tb?!
    sidvalente@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  27. Prazer,
    Gostei muito da sua postagem.
    Poderia me indicar a sua preferida tb?!
    Estamos buscando uma creche aqui na Ilha para nossa Filha de 1 ano. Mas somos novos por aqui e temos poucas indicações.
    Ajude, por favor!

    ResponderExcluir
  28. Carol,
    Assim como muitos que comentaram, tb moro na ilha e gostaria de indicação, Obrigado!
    mccs_rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Oi carol. Vou precisar colocar minha filhinha em uma cheche aqui na Ilha. Você está satisfeita com a creche em que sua filha está? Você se importaria de me passar o nome dela? rachel_bellan@yahoo.com.br
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  30. Poxa me indica qual foi essa creche que voce gostou... obrigado...
    romeu@lirafomento.com.br

    ResponderExcluir
  31. Carol, suas dicas foram muito legais, vc conseguiu matricular seu baby? Vc gostou? Envia suas eleitas por email, muito obrigada, julianagabezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Boa noite!
    Poderia me indicar qual creche você optou? E alguma que você não recomendaria de jeito nenhum e porquê? Muito obrigada!
    Sabrina.
    Segue meu e-mail: srodrigues56@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Carol,
    Como todo mundo, eu gostaria de saber qual foi a creche que você viu na Ilha. Muito obrigada!
    anita.ferreira.valle@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Qual creche você optou? E por quanto ($$$) foi essa escolha?
    luma_sv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Olá Carol,
    sou da Bahia, mas estou indo morar aí no RJ na Ilha do Gov., gostaria de saber qual foi a creche que você escolher pra sua filha e algumas outras que você recomenda, se possível também aquelas que você não gostou de jeito nenhum.
    meu email é: rosanamatos@hotmail.com.br
    abraços

    ResponderExcluir
  36. Olá Carol, por favor também gostaria de saber qual a creche que você achou boa, pois estou indo morar na Ilha em janeiro e estarei com meu filho com 9 meses, me socorra! fabiana37@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Oi Carol, tambem gostaria de saber qual a creche escolhida. daniele.adm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Olá, Carol. Bem, visitei algumas creches aqui e na Ilha. Estou na dúvidas de duas... adorei suas dicas e, anotei duas coisinhas que não tinha me atentado. VLW
    Você se importa em dizer qual a creche que mais gostou aqui na Ilha? Podemos falar por e-mail? Bem, o meu é heloisa.machado@e24h.com.br
    Bjs e agradeço desde já

    ResponderExcluir
  39. Olá, Carol. Já visitei algumas creches na Ilha e estou em dúvida sobre duas... será que pode me ajudar?
    Qual a creche que gostou? Podemos trocar por e-mail? heloisa.machado@e24h.com.br
    Abraços

    ResponderExcluir
  40. Olá, Carol. Bem, visitei algumas creches aqui e na Ilha. Estou na dúvidas de duas... adorei suas dicas e, anotei duas coisinhas que não tinha me atentado. VLW
    Você se importa em dizer qual a creche que mais gostou aqui na Ilha? Podemos falar por e-mail? Bem, o meu é heloisa.machado@e24h.com.br
    Bjs e agradeço desde já

    ResponderExcluir
  41. Olá, Carol. Bem, visitei algumas creches aqui e na Ilha. Estou na dúvidas de duas... adorei suas dicas e, anotei duas coisinhas que não tinha me atentado. VLW
    Você se importa em dizer qual a creche que mais gostou aqui na Ilha? Podemos falar por e-mail? Bem, o meu é heloisa.machado@e24h.com.br
    Bjs e agradeço desde já

    ResponderExcluir
  42. Tb estou nessa maratona. Moro ha Ilha. Adorei a postagem.

    ResponderExcluir
  43. Olá, Encontrei seu blog por acaso. E no momento estou com esse problema; "Encontrar uma boa creche". Meu bebê tem 2 anos. Poderia me indicar a que você escolheu. Diante todos os seus conhecimentos, tenho certeza que foi amelhor escolha. Um abraço.
    modamariamoderna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. ola,

    sou mae de primeira viagwm e tbm estou a procura de creche. voce pode me indicar por favor?

    muito obrigada.

    mariana.colledelgado@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Olá Ana.
    Poderia me indicar alguma creche aqui na Ilha?
    Obrigada
    jandi_rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Oi Carol, boa tarde!!! Moro há pouco tempo na Ilha e dei início as visitas de algumas creches. Poderia me ajudar passando para meu email a creche q vc escolheu? Muito obrigada! Meu email é vv_paiva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  47. Meu nome é Hermínio Botelho, moro na Ilha do Governador, no bairro das Pitangueiras, e desde os seis meses de idade deixamos nosso tesouro Arthur aos cuidados da creche Petiz da lha. Pesquisamos TODAS antes. O período é integral, das oito da manhã às dezoito horas. É barato ? Não. Sou daqueles pais absolutamente presentes e que só não tem peito pra dar ao filho, mas de resto sou onipresente na vida de meu bebêzão, que a essa altura já tem um ano e dois meses, e está ficando literalmente um bebezão. Aliás, ele é a atração da creche. Escolhemos e o mantivemos na Petiz devido à sua ótima localização (Estrada do Galeão), bem em frente à União da Ilha, e pela experiência com que vemos que ela é tocada. Não é um estabelecimento que abriu ontem. Já são mais de 25 anos cuidando e educando, e isso se percebe pela amplitude das instalações e pelo zelo com que vemos dona Rosália e e Sr Pereira tocarem PESSOALMENTE e DIARIAMENTE a creche. Isso fez toda a diferença em nossa percepção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia, também estou a procura de uma creche para meu filho na Ilha e está muito caro! Por favor, vc poderia me enviar quanto custa a Petiz: anapaulasodre09@yahoo.com.br

      Desde já agradeço.
      Ana Paula.

      Excluir
  48. Oi Carol! Adorei seu texto. Tem dicas realmente valiosas. Vou começar em breve a visitar as creches da Ilha para meu bebe de 1 ano. Voce poderia me passar algumas dicas sobre as creches que visitou? Em especial gostaria de saber sobre esta que voce escolheu. Obrigada, Juliana

    ResponderExcluir
  49. Oi Carol, bom dia! Quanta coincidencia! Tb to vindo da Tijuca pra Ilha, tb tive essa impressão, colégios mais ou menos, com preços mais caros que na Tijuca, e lá a qualidade das escolas está muito acima...afff! To sofrendo, ainda mais porque minha peque ama a escolinha da Tijuca, a dor de tirá-la ainda é maior, quando vejo a situação das escolas na ilha! Mas a Linha Vermelha tá me tomando muito tempo e tenho que tratar de decidir logo para onde ela vai. Gostaria de saber qual foi a escolinha eleita, pois os critérios que utilizastes para seleção são os mesmo os quais considero importantes, principalmente, se as crianças estão felizes na escolinha. Por favor, se puderes fazer a gentileza de me mandar inbox meu email é luarct@gmail.com
    Agradeço pelo teu help e adorei teu blog!

    ResponderExcluir
  50. Carol, estou de mudança da Tijuca para Ilha como você também esteve a algum tempo. Você poderia me informar qual a creche que escolheu, pois vou começar nessa busca agora e é sempre bom ter alguma indicação. Meu e-mail travessaarmazenagem@globomail.com Amanda

    ResponderExcluir
  51. ESTOU PREOCUPADA E TENHO O MESMO PROBLEMA QUE TODOS OS PAIS MINHA FILHA TEM 7 MESES E PRECISO DEIXALA PARA TRABALHAR. O FATO É QUE NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR, PORQUE ´PRECISO DE UMA CRECHE CONFIÁVEL E NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR UMA FORTUNA, PODE ME AJUDAR CAROL. EMAIL carinaindia@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  52. ESTOU PREOCUPADA RETORNAREI A TRABALHAR E MINHA PEQUENA TEM 7 MESES, PRECISO ENCONTRAR CRECHE NA ILHA DE CONFIANÇA E QUE NUM PREÇO ACESSIVEL, MISSÃO MUITO DÍFICIL CAROL VC CONSEGUIU, ME INDICA ALGUMA.

    ResponderExcluir
  53. Carol, bom dia podes me passar sua dicas de creche na ilha? Tenho uma bebe de 2anos e meio e tenho obtido muita dificuldade em achar algo legal para ela. Obrigada. Marcilinmaia@bol.com.br

    ResponderExcluir
  54. Oi Carol, bom dia!
    Você poderia dizer qual a creche que vc gostou aqui na Ilha. Mãe de primeira viagem: Socorrooo! anapaulasodre09@yahoo.com.br

    Obrigada,
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  55. Olá bom dia, também estou a procura de creche. voce pode me indicar por favor?

    muito obrigada. Bjs

    debypires@ig.com.br

    ResponderExcluir
  56. Ola, boa noite tb sou mãe de primeira viagem e tbm estou a procura de creche. Deixar minha pequena com um desconhecido tem tirado meu sono, mas vamos q vamos, você pode me indicar por favor? Moro na ilha. Muito obrigada. ;)

    vanessadias@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. CENTRO EDUCACIONAL DA INFÂNCIA UNIDUNITÊ LTDA-ME foi a pior escola que conheci, um amor para entrar, porem na hora que voce quer sair agem de má fé, nao entregam declaração de nada consta, pedem pagamento de meses adicionais, se a empresa paga o auxilio educacional ela informa empresa para descontar em folha o resto do contrato, coloca o nome no juizado especia e apos acordo enrolam para entregar uma declaração e ainda cobra para ter um nada consta.

    ResponderExcluir
  58. Oi,tbm preciso de sua indicação para uma creche na Ilha,estou no mesmo problema.Já agradeço pela atenção.abcs.

    ResponderExcluir
  59. Meu e-mail e sagrasassa@gmail.com, para resposta de indicação de um creche na Ilha.abcs.

    ResponderExcluir
  60. Flor, poderia me dizer qual a creche escolhida? Ela atendeu as suas expectativas. Me mudei para a ilha e infelizmente não conheço nada aqui. Desde já agradeço. carlabeatriz_silva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde Carol
    Estou indo morar na ilha e estou perdida quanto a escola, poderia me indicar a melhor escola para o primeiro ano do ensino fundamental. Meu email robertabarbosa4@hotmail.com . Desde já agradeço. Abraço

    ResponderExcluir
  62. Oi Carol, também quero saber a tua escolha por favor. Meu emai é rosannarabelo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  63. Olá! Gostaria de saber qual foi a creche escolhida! Meu e-mail é lita_yamamoto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Olá, também preciso de uma indicação de creche na Ilha, sou moradora nova e preciso de ajuda. Gostaria de saber os preços , se possível. Agradeço desde já. janainarossi@bol.com.br.

    ResponderExcluir
  65. Carol, pode me dizer qual foi sua escolha da creche?
    e-mail - tatiana_ufrj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  66. Também vim da Tijuca e moro na Ilha há 5 anos, bairro da Portuguesa, estamos procurando creche para nossa filha de 3 anos e ainda achamos uma que combinasse proximidade e preço. Também seria interessante se ela fosse no sistema creche-hotel, pois minha esposa trabalha num plantão semana de dois dias. Meu email é josimo70@yahoo.com.br. Se puder dar alguma indicação, agradecemos.

    ResponderExcluir
  67. Oi Carol, parabéns pelo post! Poderia me passar a creche que vc escolheu? Sabe dizer se eles aceitam dia sim dia não? Preços?

    Grato!
    Rodrigo
    ramelorj@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Boa noite!!!

    Tb moro na Ilha do Governador, sou mãe de primeira viagem e estou muito ansiosa e nervosa com a ida do meu filhão para a creche escola. Vc pode me indicar a creche que vc escolheu para a sua filha e quais vc indicaria??? Obrigada!!! e-mail: tianeamaral@ig.com.br

    ResponderExcluir
  69. Olá Anna Carolina!
    Parabéns pelo blog e pela filha linda! Tenho um bebê de um mês e também moro na Ilha do Governador. Você poderia me passar o nome da creche onde colocou a Anna Letícia? Já estamos na busca e sua história e indicação me deixariam mais segura da escolha. Meu email é fernandam.oliveira@hotmail.com
    Muito obrigada!
    Abraços,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  70. Ola! você pode me passar as suas indicações? jpdiasr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. Olá Carol, sou Rosane e tenho duas meninas, estou indo morar na ilha, preciso muito de indicacao de uma creche, vc poderia me ajudar, por favor.
    Obrigada,
    Rosane
    rosane190@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Olá Carol, sou Rosane e tenho duas meninas, estou indo morar na ilha, preciso muito de indicacao de uma creche, vc poderia me ajudar, por favor.
    Obrigada,
    Rosane
    rosane190@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. Olá poderia me enviar tudo que pesquisou tb estou nessa busca. Agradeço muito thamillabianchini@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  74. Olá! Poderia me passar por e-mail a creche da sua pesquisa. Moro na Ilha e estou pesquisando creche para colocar minha bebê de 1 ano. Obrigada! ;)

    ResponderExcluir
  75. Desculpe, meu email talita.21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  76. Olá! Gostei mt da publicação e sei q várias pessoas te pediram o mesmo, vc pode me enviar algumas da sua preferência?
    daniharaujo@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  77. Olá Carol, boa tarde!
    Você poderia me indicar quais são as creches que vc mais gostou. Me mudei pra ilha a pouco tempo e preciso colocar minha filha na creche escola.
    Meu e-mail: lsuzane@yahoo.com.br.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  78. Olá Meu nome é Suzane e também estou a procura de uma creche na ilha pois me mudei para cá a pouco tempo.
    Se puder me me passar por e-mail qual que você mais gostou, e também algumas outras opções de quando vc visitou eu te agradeço.
    Meu e-mail é lsuzane@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  79. Oi Carol, meu e-mail é raphaelaportela@hotmail.com. Minha filha tem 2 anos, ela está em uma escola, mas não etsou mto satisfeita. Irei trocá-la para o próximo ano. Vc poderia me indicar q ue vc mais gostou????
    Obrigada!
    bjs e um feliz natal!

    ResponderExcluir
  80. Oi carol, meu e-mail é raphaelaportela@hotmail.com, vc poderia me dar sua indicação de creche????

    obrigada!

    ResponderExcluir
  81. Oi, sou nova aqui na Ilha e tenho uma filha de 2 anos. Poderia me indicar essa creche que vc gostou?
    Meu e-mail luanaxavierc@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar seus segredinhos comigo também!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...