Meus confidentes

terça-feira, 8 de maio de 2012

Por onde anda a Língua Portuguesa?





  Leitores do meu bloguito, hoje vou falar a respeito de um assunto que tem me incomodado um pouco. Não sei se por ser professora, ou por me incomodar muito quando leio algo escrito errado, ou quando ouço, mas tenho ficado um pouco assustada com alguns blogs que leio e acompanho. Não sou perfeita, também cometo meus erros linguísticos, mas tenho lido alguns textos que tem me deixado bastante preocupada.  Além dos erros de concordância  e de ortografia, o excesso de uso da linguagem da internet também tem me chamado a atenção. E o pior de tudo, a maioria dos blogs que acompanham ou são de mães ou da área de educação. E então me pergunto: como pode uma mãe ou educadora escrever dessa maneira e compartilhar com tanta gente. Além de ficar feio, a credibilidade do blog vai por água abaixo.






  Será que sou só eu que tenho percebido isso? Vocês também? Mais alguém tem visto isso? Qual a opinião de  vocês? A linguagem da internet é muito bonitinha no MSN, no bate papo, mas horrorosa em um blog.


   Poxa, temos corretor ortográfico,dicionários, google, entre outros meios de verificar se o que  estamos escrevendo está correto ou não. Por mais que seja a intenção da autora do blog escrever em uma linguagem mais íntima, mais próxima do leitor, não precisa que essa escrita seja em "internetês", com erros de concordância, cheia de vícios de linguagem. Nós, donos de blogs, responsáveis por transmitir informações, fazer propaganda, divulgação enfim, independente do motivo da existência do blog, somos lidos por diversas pessoas diariamente e podemos até dizer que servimos de exemplo, então nada mais sensato que tenhamos o mínimo de cuidado com o que escrevemos.




  Bom, fica a dica. Quero deixar bem claro que não sou perfeita e nem dona do mundo, mas me senti na obrigação de fazer um post sobre o assunto. Beijos e fiquem com Deus!!!!




6 comentários:

  1. Anna adorei o seu post.
    Eu me esforço muito em escrever corretamente, pois sei que tenho muitos leitores.
    Tem sorteio lá no blog.
    Bjks
    www.cantinhodosam.com

    ResponderExcluir
  2. Eu ODEIO o internetês!!!!
    Nos comentários, ainda escrevo "vc", "tb"... mas pode reparar que no texto do meu blog, faço questão de escrever as palavras inteiras e corretas.
    Como vc disse, eu tb não sou a perfeição em português, mas procuro fazer o possível.
    Ótimo post!!!
    Bjns

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão. Todos nós tropeçamos vez ou outra, mas há erros que chocam mas virou "bonito ser feio". Como você deve saber regras gramaticais estão ultrapassadas. Agora há uma lei (promulgada em abril e não no dia 1o.)que determina que escrevamos "presidenta", "tenenta", "capitã", etc. É a Cultura no Poder.

    Vou segui-la tambpem. Adorei seu blog.
    Beijoca.

    ResponderExcluir
  4. Carol,
    Também não gosto de escrever com esses termos internês. A gente acaba acostumando e quando vê está escrevendo errado até numa ata do trabalho. Então, tento escrever tudo direitinho e não deixar passar nada, mas como somos humanos...
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Flor, está rolando sorteio lá no blog, se quiser participar sinta-se convidada bjs
    http://glamouremestilobyrosaolin.blogspot.com.br/2012/05/sorteio-da-linha-nutra-da-plantony.html

    ResponderExcluir
  6. SABE QUE ME PERGUNTO A MESMA COISA. SOU PROFESSORA DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA, E, PERCEBO QUE AS PESSOAS ESTÃO PRECISANDO É TER O HÁBITO DE LER. FAZER PARTE DA SUA ROTINA MESMO. ASSIM EMPREGARIA OS VERBOS, PONTUAÇÃO CORRETAMENTE.
    BJUS.

    BOM PROFESSORA TEM, O QUE FALTA É INTERESSE.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar seus segredinhos comigo também!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...