Meus confidentes

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Criança tem que ser criança...e ponto final!!!





  Resolvi hoje falar de  tem me chamado muito atenção nos locais que ando frequentando, nos meios de comunicação, a té mesmo nas escolas: como uma criança deve se arrumar? O que é adequado ou não para a idade? Hoje em dia as crianças, principalmente meninas, com idade de no máximo 10 anos,  tem andado bastante maquiada, usando  maquiagem forte, escura inclusive, com roupas, na minha opinião, não adequada para uma criança, curtas, justas, com brilhos e tal parecendo um mini adulto. 


 Crianças que saem de casa, vestidas e maquiadas como se fossem para uma boate, mais maquiada que muito adulto. Não gente, isso não é exagero, acontece sim, e muito mais do que a gente pensa.




  Eu acho um absurdo e grande exagero também. Não é o tipo de roupa que minha filha usa e ela  nem gosta disso, graças a  Deus. Pelo contrário: queria até que a minha fosse um pouco mais vaidosa. Mas não é o fim do mundo e sei que cada um tem seu tempo. Prefiro até assim.  E criança tem que ser criança.


  Mas não estou aqui para julgar ninguém, que fique bem claro. Cada um faz o que acha melhor com sua vida e com a criação de seus filhos. Só resolvi postar sobre o assunto, pois é algo que tem acontecido muito e me chama muita atenção. E para o lado negativo, ainda bem. Graças a Deus a maioria das pessoas são contra esse tipo de comportamento. E me deixou muito tranquila, ao conversar com diversas pessoas,  saber que muitas ainda pensam como eu, que devemos respeitar as fases de desenvolvimento. Cada momento, cada etapa. Que a fase do brincar, do descobrir o mundo é essencial. Que a infância deve ser respeitada e jamais abandonada.


  Você criar a sua filha sendo vaidosa, arrumando cabelo, passando batom é uma coisa, transformá-la em mini adulto é outra. Vamos combinar: a criança tem que passar por todas as fases, brincar de boneca, assistir desenhos, usar cor de rosa, e não de se vestir como adulto, usar maquiagem ou  salto alto!! Não acho legal pular as fases.




 Mas a culpa de tudo isso é da mídia, que valoriza esse tipo de coisa, incentiva tudo isso. Vide os concursos de beleza para crianças  e os tipos de roupas que encontramos nas lojas infantis. Aliás, ando pasma com as roupas das crianças. Além do preço absurdo, volto a dizer, na minha opinião, o guarda roupa infantil está praticamente uma cópia do guarda roupa do adulto. Fala sério, para que isso? Qual a necessidade? 


 Fora que as novelas, filmes, seriados mostram isso todo o tempo, e passam a imagem de que isso é o correto. Até mesmo roupas de bebês. É sério... até em roupas de bebês existe exagero desse tipo.  Vamos combinar, salto alto, brilhos em excesso e maquiagem pesada não combina em nada com crianças, além de fazer mal para a pele. Criança fazendo escova o tempo todo?  Até meninas pintando o cabelo eu já vi. Gente, pelo amor de Deus, estraga o cabelo, faz mal, e não tem necessidade. Você fazer uma escova, uma simples escova claro, para uma festa é uma coisa, uma escova semanal, usar milhões de química é outra. Mas a culpa também é dos pais, que acham lindo ver suas filhas vestidas como mini adultos, tem o maior orgulho e até incentivam isso. Vocês não viram o caso da mãe que está respondendo processo, se eu não me engano nos Estados Unidos, por fazer bronzeamento artificial na filha? Sério gente, bronzeamento artificial. Ou o caso da mãe que obriga a filha a fazer dieta porque não pode engordar, para daqui a não sei quantos anos participar de determinado concurso? Sei de casos de mães que estão criando suas filhas, ainda com 4, 5 anos para serem misses. Aff....absurdo!!!


 Então, e eu resolvi escrever esse post pois queria saber o que vocês pensam a esse respeito. Pois isso está presente aos montes por aí, e a tendência é cada vez mais. Não acho saudável, nem aceitável, a preocupação com a aparência desde tão jovem.


 Acho tão lindo ver a criança dentro de sua etapa de desenvolvimento, vivendo cada momento, aproveitando a infância. Tem coisa melhor no mundo do que ser criança? Brincar de bola, boneca, polícia e ladrão, pular corda, usar cor de rosa, vestido de boneca, fru-frus no cabelo, tênis, sandália da Xuxa, da Barbie (só para exemplificar)?  Vamos combinar, muito mais bonito. Nada contra um batom, uma bolsinha pendurada, mas não vamos exagerar. Vamos deixar a criança ser criança!!!






Bjks e até a próxima!!!


Imagens retiradas da internet

13 comentários:

  1. Concordo com vc Carol... acho ridiculo tb... criança tem que ser criança... eu já acho que hoje em dia as crianças não são mais como antigamente... tenho uma irmã 10 anos mais nova que eu, e ela com 12, 13 anos já pensava em coisas completamentes diferentes que eu nessa idade... eu brinquei de boneca até os 15 rsrsrsr e amo a infância que tive... uma pena isso está acabando... beijos

    ResponderExcluir
  2. realmente é um exagero,a culpa não é só da mídia,acredito que é mais influência dos pais mesmos.Afinal a educação vem de casa.
    Infância é para ser vivida!!
    Passe lá no meu blog se quiser http://bebelezura.blogspot.com.br/
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Eu também penso assim! Mas olha, acho que não devemos radicalizar comparando a menina a uma garota de programa, aí também é exagero... Sou mãe de um menino, mas se um dia tiver uma filha vou incentivar sim a vaidade nela, o cuidado consigo mesma, mas sem exageros. Acho que a palavra de ordem é EQUILÍBRIO. A infância das crianças de hoje já é mais curta do que antigamente. E é uma fase tão linda, tão gostosa... Não entendo porque algumas mães tentam encurtá-la mais cedo! Beijão

    ResponderExcluir
  4. Oi Flor, concordo plenamente com seu ponto de vista, eu penso exatamente igual, para ter uma idéia só permito que a Giovanna use batom, mas não a deixo pintar as unhas e nem usar saia muuuito curta, justamente porque quero que ela seja ao máximo possível criança, pura, não a quero preocupada em fazer unhas,etc.
    Muito bom seu post viu.

    Bjs

    Patty

    ResponderExcluir
  5. Concordo totalmente!!!!
    É bizarro demais! E pior: qdo dançam aqueles tipos de música apelativa, funk, etc... sem comentários!
    Mas sabe que ainda tem muita gente que acha engraçadinho? Tô fora!!!
    Criança precisa viver como criança.
    Bjns

    ResponderExcluir
  6. Também acho ridículo criança maquiada e vestida como um mini adulto, mas não culpo a mídia; culpo os pais mesmo.
    Deixem as crianças serem crianças!
    Bjoks e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Penso como você amiga!! Aqui no Japão também valorizam muito a aparência, e cabelo pintado é a primeira coisa que alguns pais fazem nos filhos. Depois quando crescem, as meninas logo começam a parecer pequenas adultas, com saltos, cabelos escovados e ridículos penteados, fora a maquiagem. Eu apoia a valorização da beleza natural, quando se tem idade pra isso, para uma criança, fica ridículo.Olha, se eu disser tudo o que vejo aqui , daria um texto enorme, mas em resumo, concordo com você, e não deixo mesmo minha filha sair feito uma perua, mesmo que tenha idade de usar um batom ou algo assim.Super bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Acredito que a vaidade numa criança, não pode ser em excesso. Tudo tem limites para que ela não perca o melhor de tudo que é a infância.

    Feliz Dia das Mães.
    Tenha uma semana cheia das bençãos de Deus.

    Abraços

    Silmara Freitas

    ResponderExcluir
  9. TB ACHO UM EXAGERO. TUDO TEM SEU TEMPO E HORA. PRA QUE ADIANTAR.

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol, Excelente post, já estou te seguindo.
    Visite meu blog e participe do sorteio.
    beijos
    maede4princesas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Super post, falou tudo.
    Eu acho que mata a inocencia das meninas, transforma sim como vc disse em mini adultas e é até um pecado com as criancinhas!
    Criança é pra ser como sua filha, CRIANÇA!
    Conheci seu cantinho no Agrega Pais,
    adorei!
    Bzoo e venha conhecer meu cantinho quando quiser, será bem vinda!

    ResponderExcluir
  12. O problema é que existem pessoas a favor disso...
    É um estupro psicológico!

    ResponderExcluir
  13. Ola meu nome e leiticia e gosto de me veatir como criança tenho sez anos mas o poblema e que quando me visto minhas amigas zoam de mim e pelo fato de eu ser gorda peso 53 quilos e meu cabelo e crespo que dicas vc me da?????

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar seus segredinhos comigo também!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...