Meus confidentes

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia 29 é dia de comer nhoque!!!! A história do Nhoque da Fortuna.


  Não sei se vocês sabem, mas existe uma tradição que diz que todo dia 29 de cada mês é dia de comer nhoque. Essa postagem era pra ter sido feita ontem, mas como vocês sabem, dona de casa, esposa, mãe de família, 2 filhas, uma com apenas 2 meses, aí fica difícil conseguir dar conta de tudo. Mas ainda vale a pena assim mesmo!!!


  Muitos acreditam na simpatia do nhoque da fortuna, que, a cada mês, tem mais simpatizantes, seja pela esperança ou pela oportunidade de partilhar com amigos este momento de ilusão.


  Conta a história que São Pantaleão, num dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo, em algum lugar da Itália. Com fome, bateu à porta de uma casa e pediu comida. Foi recebido por um casal que, mesmo com certa desconfiança, o convidou para sentar-se à mesa com eles. Como eram pobres e os tempos eram difíceis, não tinham muito o que comer. O único alimento eram nhoques, que dividiram com o Santo: sete nhoques para cada um. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Para a grande surpresa, ao retirar a mesa, o casal encontrou em baixo dos pratos moedas de ouro.


  A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia. 


  Se acontece não sei, mas não custa nada, ou quase nada, arriscar. Eu, todo dia 29, faço o meu aqui em casa. É rapidinho, em menos de meia hora tá pronto e, além de tudo, uma delícia.


  Tirei a foto do meu para vocês verem. O segredo, para ficar gostoso, é o molho. Por o nhoque ser uma massa pesada e seca, quanto maior a quantidade de molho, mais gostoso ele fica. E sabe porquê? Vou explicar...


  Por ser o nhoque uma massa muito pesada, seca, a tendência é ele "sugar" o molho. Daí o motivo de quanto maior a quantidade de molho, melhor, pois mais molhadinho ele fica!!! Ah, a marca da massa, se for comprar pronta, também conta, pois tem umas marcas que são pesadas demais, um horror!!!


  Fiz o molho daqueles prontos mesmo, comprei um sabor Funghi, que adoro, e dei uma incrementada, colocando cebola, alho e pimentão!!! Ficou uma delícia. Nossa, quem diria que um dia eu ia dar dicas de culinária...rsrsrs










 Bom fim de semana para todos!!!! 


  

2 comentários:

  1. Nham,nham! Adoro nhoque!
    Para pegar os selinhos, é só você clicar com o botão direito e depois em "salvar imagem como".tem 2 lá p você! Bj

    ResponderExcluir
  2. Nossa, há quanto tempo não como! Vim te desejar um lindo sábado azul. Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar seus segredinhos comigo também!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...