Meus confidentes

sexta-feira, 15 de março de 2013

Reação Alérgica a Amoxilina




 Bom dia Pessoas!! Tudo bem? Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo melhorando...

 Não comentei com vocês, mas estou de licença do trabalho desde terça-feira, dia 12/03, para cuidar de Anna Letícia. Pra quem não lembra, ou não ficou sabendo ( falei a respeito nesse post aqui ) Anna Letícia andou doentinha: pegou uma gripe muito forte, teve febre alta, suspeita de Pneumonia e terminou o ciclo com uma crise alérgica ao medicamento. Isso mesmo. O remédio que deveria fazer com que ela melhorasse, deixou ela toda pintadinha!!!

 Segunda-feira Anna Letícia foi para creche normalmente. Já estava sem febre e com alta médica. Porém, qual a minha surpresa quando me ligam às 16hs dizendo que ela estava com o corpo todo cheio de pintinhas vermelhas. Aff, aff, aff.....entri em pânico, como qualquer mãe zelosa, neurótica, preocupada, ou seja, como qualquer mãe de verdade faria ( Sim, sou uma mãe zelosa, neurótica, preocupada, sim sou uma boa mãe, que fique registrado...rsrsrs).

 Primeira providência: ligar para o marido e dividir a angústia. Segunda: entrar em contato com o pediatra ( pedi para o marido fazer isso). Minhas filhas têm um excelente pediatra, que está sempre disponível e em casos emergenciais sempre atende, independente de estar com o consultório lotado ou não. Acho isso primordial, pois ele conhece bem seus pacientes, e se vamos em uma emergência, ficamos horas e horas e, muitas vezes, saímos com diagnóstico de.....VIROSE. Aff, aff, afff...mil vezes.

 Mas vamos ao que interessa: após examiná-la, foi diagnósticado como reação alérgica ao antibiótico ( Amoxilina), e que, segundo o pediatra,  é mais comum do que se imagina em crianças ( e deve ser mesmo, pois a minha mais velha, há 3 anos atrás, teve a mesma coisa....ui....). 

 O tratamento: ele substituiu o antibiótico ( ela não poderia ficar sem devido estar muito encatarrada, e manter o antialérgico), que em 2 dias as pintinhas sumiriam. E foi o que aconteceu, em 2 dias, nada mais de pintinhas. Hoje ela retorna ao pediatra para novo exame e receber liberação para voltar para creche e eu, enquanto isso, fico grudadinha com ela, e com Anna Sophia também, já que quando chega da escola fica com mamãe!!!

 Agora vou falar mais um pouco  respeito do que eu descobri no Google sobre essa reação alérgica:


 A Amoxicilina é basicamente um antibiótico pertencente ao grupo das penicilinas. O antibiótico impede o crescimento bacteriano. Apesar de amoxicilina trabalha para curar infecções comuns em crianças, pode provocar alterações indesejáveis ​​no organismo, vulgarmente designado por efeitos colaterais.  Os efeitos que podem ocorrer em crianças são geralmente leves  não sendo  um motivo de preocupação.

Na maioria dos casos, as crianças  não sofrem quaisquer efeitos secundários graves. Normalmente, desaparecem dentro de alguns dias sem qualquer intervenção médica. 

Alguns efeitos colaterais da Amoxicilina em crianças pequenas:
  • Diarréia
  • Náuseas
  • Dor abdominal
  • Vómitos
A criança pode ter  alguns episódios de diarréia durante o tratamento com amoxicilina.. Entretanto, a diarréia geralmente pára em um dia ou dois. Com o aparecimento da diarréia, o desejo de comer alimentos também podem reduzir substancialmente. Em outras palavras, perda de apetite pode ocorrer devido à diarréia em crianças. No entanto, se a diarréia agrava ao longo do tempo e dura mais de 3-4 dias, é aconselhável falar com um médico.

Há alguns aefeitos colaterais que não podem  ser iignorados,  uma vez que pioram a curto prazo e por isso requerem atenção médica urgente. Assim, se qualquer destes efeitos secundários indesejáveis ​​aparecem (mencionados abaixo), é necessário levar a criança ao médico.


Reação alérgica
  Se aparecerem erupções durante o tratamento com o antibiótico é uma indicação de que o filho é alérgico a este medicamento. Esta é uma reação alérgica moderada, mas a consulta imediata com o médico é uma obrigação.  Geralmente afeta a pele facial e pode  manifestar-se como áreas de bolhas que coçam terrivelmente.


 A alergia à penicilina se manifesta de forma imprevisível e variada, desde sintomas discretos até quadros potencialmente fatais, sendo descritos:
- Erupção na pele – também chamada de “rash” cutâneo, caracterizado pelo aparecimento de “pintinhas” ou lesões rendilhadas e avermelhadas na pele.;
- Coceira –em geral intensa;
- Placas de urticária;
- Inchação de lábios, pálpebras e face;
- Casos graves poderão evoluir com envolvimento de múltiplos órgãos e sistemas do organismo, manifestando-se com sintomas graves e variados: asma (broncoespasmo), rinite, sintomas gastro-intestinais, alterações cardiovasculares,etc.


Manifestações Clínicas:
As manifestações clínicas da alergia à penicilina podem ser classificadas de acordo com o tempo decorrido entre o uso do medicamento e o aparecimento dos sintomas, sendo denominadas como: Imediatas, Aceleradas ou Tardias.

-Reações Imediatas: são as mais graves, ocorrendo na primeira hora após o uso.
Acompanham-se de: coceira intensa, placas de urticária, rubor, ou ainda de edema na laringe (glote), falta de ar, cólicas abdominais, arritmia cardíaca e, mais raramente, choque anafilático.

-Reações Aceleradas: Ocorrem entre 1 e 72 horas após o uso do medicamento, podendo cursar com urticária, angioedema, coceira intensa ou evoluir para forma mais grave e morte.

-Reações Tardias: São reações freqüentes e benignas, surgindo após 72 horas ou mais, com erupção na pele (rash). Quadros graves ocorrem mais raramente.



Retirados daquiNeste blog você poderá obter mais informações a respeito dessa e de outros tipos de alergia.

 Bom final de semana e espero que possa ajudar. Bjks!!!

16 comentários:

  1. Sabe que o interessante disso é que vem justamente para reforçar o maleficio da automedicação....
    Desejo que ela se recupere logo e deixe a familia mais tranquila...afinal ser mãe é isso....

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Carol,
    Ainda bem que vcs detectaram logo o que é! Que coisa, né? Ainda bem que ela está bem. Boa dica de alerta essa
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    que bom que vocês perceberam logo!
    Esse post vai ser muito útil.
    Feliz que ela está bem!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o Blog,
    Sou mãe de primeira viagem gostaria de compartilhar algo que está acontecendo comigo;
    Eu sou alérgica a amoxicilina (letalmente) e meu filho de 09 meses está tomando, ele tem mania de morder a gente tentando imitar as cocegas que fazemos nele, pois bem devido sua mordida, sem lesão, e acredito eu que só pelo fato dele está tomando o medicamento, estou tendo reação alérgica, erupção na pele. Bem é passageiro, mas repetitivo, pois mesmo tentando evitar o contato dele as vezes é impossível, um descuido e ele coloca a boca no meu braço e "pimba" pouco tempo depois pipoco toda.....

    serve de alerta para quem é alérgico
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se o médico receitou algum remédio para a alergia ou simplesmente trocou o antbiótico. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Estou passando por isso...graças a deus ele está tomando anti alérgico e as pintinhas estão sumindo, mas em compensação a coceira está incomodando muito...tadinho.

    ResponderExcluir
  7. estou passando por isso, graças a deus ele está tomando anti alérgico e as pintinhas diminuiram, mas está coçando a pele, não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto, me ajudou muito, obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Ola olha to passando por isso meu filho tem 4 anos é alérgico eu to quase tendo um treco de ver ele desse jeito mais tenho fé em Deus q ele vai melhorar, ele nunca ficou assim. Agradeço a Deus por ter encontrado esse segredinho, muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  10. Eu tomei e minha boca e língua ficarão dormentes e depois fiquei com uma coceira na boca horrível e rachadura labial.

    ResponderExcluir
  11. Não sei se é comum em adultos mas, acabou de acontecer comigo. Ao final do tratamento de 7 dias, durante a noite. Acordei achando que tinha sido toda picada por algum inseto e com muita coceira.
    Demorei o dia inteiro para associar o que estava brotando na minha pele, por todo corpo, como reação alérgica a amoxacilina. Já tomei o anti alergico e espero que passe logo.

    ResponderExcluir
  12. Não sei se é comum em adultos mas, acabou de acontecer comigo. Ao final do tratamento de 7 dias, durante a noite. Acordei achando que tinha sido toda picada por algum inseto e com muita coceira.
    Demorei o dia inteiro para associar o que estava brotando na minha pele, por todo corpo, como reação alérgica a amoxacilina. Já tomei o anti alergico e espero que passe logo.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o post... estou passando por isso com meu filho.

    ResponderExcluir
  14. oi carol meinha está omando amoxilina está com o rosto inchado e machas na pele e muita diarreia hoje tem quatro dias será q ela está com alergia...estou muito preocupada pois já levei meinh filha 2 vezez na urgencia é so me pediram calma é o ped.dela não fornecer o celular. me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!
      Olha, não tenho como garantir se é uma reação alérgica.... Por qual razão sua filha está tomando amoxicilina? Não sou médica, mas deve-se levar em conta se os sintomas apresentados não tem relação com o diagnóstico dela, se os sintomas iniciaram depois do uso. Eu aconselho a voltar na emergência e relatar a sua desconfiança. Na minha filha só apareceram as manchas na pele, e o pediatra suspendeu imediatamente.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar seus segredinhos comigo também!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...