Meus confidentes

quinta-feira, 19 de julho de 2012

A panela ideal.

 Ando em guerra com as minhas panelas. São de inox, mas como comprei mais baratinhas (estava montando a casa, tinha muito o que comprar) já estão todas com marcas de queimado, são finas, sei lá, estão me estressando.  Quero trocá-las em breve (lê-se, quando tiver dindim). Enquanto isso, vou namorando e pesquisando na internet, revistas. 


 Esses dias então, resolvi fazer uma pesquisa na internet e veja o que descobri. Ah, a pesquisa é da internet, de diversos sites, fiz um apanhado geral. A conclusão que cheguei, é que não adianta comprar panela barata, tem que ser investimento. Panela boa, de qualidade, é cara!! Por isso, resolvi postar aqui o  que descobri, vejam que interessante:



Panelas de Ferro 


 Ideal para alimentos cozidos, pois quando é aquecida, libera o mineral para a comida;

De acordo com pesquisas, o cozimento neste tipo de panela chega a suprir cerca de 20% das necessidades diárias de ferro do organismo. Principalmente indicada para quem adota uma alimentação vegetariana.
A panela de ferro é que ela não se deforma com o calor. Cozinha em temperatura mais uniforme e intensa. Concentra e retém mais calor, cozinha em menos tempo. Se levada à mesa, preserva o calor e o sabor dos alimentos. Cuidado com queimaduras, elas se mantêm quente por muito tempo.





Panelas de Teflon




É antiaderente e faz com que, ao cozinhar, se use pouco óleo.



As panelas de teflon têm um revestimento interno de politetrafluoretileno e a grande vantagem é que elas são antiaderente e por isso exigem muito pouco óleo no preparo dos alimentos, ideal para a saúde.  Porém, o politetrafluoretileno é um plástico que solta-se com facilidade, basta arranhá-lo com esponjas de aço, colheres e facas. O ideal é usar acessórios de silicone que são facilmente encontrados hoje em dia. 
Lavar com esponja macia + detergente neutro. E nunca, mas nunca mesmo usar palha de aço, sapólio, facas ou qualquer material que produza riscos.

Panelas de Vidro




 A melhor opção para grávidas. Como aquece rápido, é boa para sopas. São as únicas que não transferem qualquer resíduo para a comida.São complicadinhas porque não pode tirar os olhos da comida, elas esquentam muito rápido, e para queimar não custa nada.


Panelas de Inox



É a mais indicada para o dia a dia porque não mancha.


Tem a capacidade de distribuir o calor igualmente. Não é indicada para frituras, o óleo pode aquecer demais. Por isso cuidado com o tempo de cocção (cozimento), a comida pode passar do ponto.


É mais resistente porque resiste a variações bruscas de temperatura. Ela não libera substâncias tóxicas.
Antes de usá-la ferva com água por três ou quatro vezes.
Para lavar, use apenas esponja muito macia e sabão neutro na limpeza, de preferência com água morna.



Panelas de Cerâmica





 São lindas e dão um charme a mais na cozinha. O problema é que a pintura interna pode conter óxidos de chumbo e cádmio. Algumas até em grandes quantidades. Por isso preste atenção no selo de qualidade. São indicadas para cozinhar sopa de legumes, creme de abóbora ou grandes cozidos.




Panelas de Alumínio





 É barata, a mais popular e bem leve, mas libera a substância na comida, o que não é bom e pode comprometer a saúde. O material pode liberar metais tóxicos, por isso não é indicado você deixar o alimento esfriar dentro dela.


Bom, espero que tenham gostado e me digam: qual a panela de vocês? Sugestões, dicas, please!!


Bjks e até amanhã, dia de pequenas felicidades!!!

7 comentários:

  1. bom já tive panelas de vidro e odiei, eu ainda prefiro teflon,bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, e parabéns pela pesquisa!!
    Bem, eu sempre tive panelas com teflon. Não conheço muito os outros tipos, mas...
    Minha mãe já teve uma panela de ferro. Pesada pra burro, e com o tempo, começou a enferrujar... hahaha!!
    Falando nisso, eu tb queria trocar as minhas panelas, viu!!! Tão velhinhas, velhinhas... tadinhas! rs
    Bjs
    ;D

    ResponderExcluir
  3. Adorei a pesquisa Anna, concordo que as panelas tem que ser de boa qualidade, tenho um jogo aki nem sei há qtos anos, na hora de comprar doi um pouco mas serão anos sem se preocupar com isso! Bacana saber qual é adequação de cada modelo! Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. "Existirá algo mais agradável do que ter alguém com quem falar de tudo como se estivéssemos falando conosco mesmos?" - Cícero

    Sua amizade é muito importante para mim! Te amo de montão!
    Feliz Dia do Amigo!!!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  5. Ola Ana eu gosto da teflon p frituras, tenho em casa de agata gosto tbm e umas de inox...mas amei essa linda de ferro ..tenho de ceramica p fazer um prato japones tb acho ideal a de inox...

    Bjinhos e linda sexta p vc a sua filhinha eh lindaaa q bonequinha

    Rose jp

    ResponderExcluir
  6. Eu uso a de cerâmica fosca (ceraflame) Eu adoro trabalhar com elas, na verdade eu queria mesmo as de vidro, porém a tramontina não comercializa mais ;(. Por aqui só a minha avó ainda tem um jogo completo. São práticas para cozinhar, porém tem algumas preparações,como brigadeiro, que não dá pra fazer ...hehehe...queima tudo! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, parabens pelo Blog, sempre acompanho e sempre adoro. Para mim não tem panela igual as panelas de ferro, só beneficios e são faceis e cuidar, além da comida ficar muito mais gostosa. Tinha dificuldade para achar na minha cidade até que encontrei o site www.apaneladeferro.com.br e sempre compro pra mim e pra presentear lá. Deixo a dica e mais uma vez parabens. Continue assim

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar seus segredinhos comigo também!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...