Meus confidentes

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Criança só na cadeirinha - SEMPRE!!!!!


"No Brasil, a cada ano, mais de 2 mil crianças até 14 anos morrem em acidentes de trânsito. Até mesmo um motorista cauteloso não pode controlar o comportamento dos outros ou eliminar a possibilidade de um acidente.
É preciso considerar também que a criança está mais exposta a lesões graves e à morte no caso de um acidente. Ela é muito mais vulnerável que um adulto pois seu corpo está em formação e sua estrutura é mais frágil.
Conforme a Resolução 277 de 2008 do Código de Trânsito Brasileiro, crianças devem obrigatoriamente ser transportadas em cadeiras de segurança.
 A “Campanha pela Vida da Criança no Trânsito" tem como objetivos alertar, esclarecer e conscientizar a sociedade brasileira para a importância do uso dos dispositivos de retenção para transporte de crianças em veículos.
 Realizada pela ONG CRIANÇA SEGURA e pela Abrapur – Associação Brasileira de Produtos Infantis, a campanha se utiliza de histórias reais de famílias que passaram por acidentes, com consequências menos drásticas para a criança, devido ao uso das cadeirinhas, bebês conforto e assentos de elevação.
 Através deste site e das redes sociais, reuniremos relatos, opiniões e histórias espontâneas a respeito da causa, estabelecendo um canal de diálogo e informação permanente, embasado no discurso positivo e na participação voluntária da sociedade."

 Amigos, retirei esse texto do site da campanha Use a Cadeirinha". E resolvi  postar sobre esse assunto porque, além de ser mãe de 2 crianças e de ser uma educadora e trabalhar diretamente com crianças, sou uma feroz apoiadora do uso da cadeirinha. A Anna Letícia, minha filhota mais nova, usa a cadeirinha desde que saiu da maternidade. E só sai sentada na cadeirinha, independente da distância.

 O uso da cadeirinha ou do assento de elevação é item de segurança que, além de atualmente ser obrigatório por lei, é imprescindível para salvar vidas. Sim, sim, salvar vidas. 

 Fico impressionada como tem pessoas que ainda preferem arriscar a vida de seus filhos. Não adianta falar: vai no meu colo, numa freada eu seguro. Numa situação dessas duas coisas podem acontecer: ou você não vai segurar, e seu filho pode voar para fora do carro, bater a cabeça no banco, cair no chão. Ou ainda, você vai sim, segurar seu filho, esmigalhando-o contra seu corpo. Parece trágico, e é...exagero meu? De forma alguma, isso é real. E no site existem relatos e pesquisas que atestam isso.

 E o uso da cadeirinha agora é obrigatória para crianças até 7 anos e meio, é lei, sujeito a multa. Então se não for por amor ao seu filho, que seja ao seu bolso, porque, Deus me Livre, mas tem gente mais ligada em dinheiro do que em afeto. E, cá entre nós, nem é um equipamento assim tão caro que valha a pena arriscar a vida de uma criança.

O bebê conforto, a cadeirinha e o assento de elevação são equipamentos obrigatórios para o transporte de crianças de até sete anos e meio desde setembro de 2010 pela Resolução 277 do Contran - Conselho Nacional de Trânsito. Em um ano de lei, a cadeirinha já reduziu mais de 40% das mortes de crianças com até sete anos em acidentes de carro no Brasil, segundo a Polícia Rodoviária Federal. 

 Eu mesma conheço um caso de uma família destruída por causa de um acidente e de se achar que nada demais iria acontecer com a criança no colo e a outra solta no banco. Estavam voltando de uma festa, a mãe dirigindo, a filha mais velha  no banco de trás (mais ou menos 6 anos)´, sem o cinto de segurança e sem cadeirinha, e a avó com o menorzinho no colo. A mãe perdeu a direção do carro, bateu contra um poste, eu acho e a avó não conseguiu segurar a criança, que voou para fora do caro, batendo a cabeça violentamente no chão, e falecendo. A avó ficou presa no vidro, acho que faleceu também, e a mais velha também morreu, vítima de fratura na cabeça. Imagina como ficou a mãe, a motorista e única sobrevivente. Parece que nunca se recuperou.

 Casos como esse podem ser evitados com uma única e simples providência: o uso da cadeirinha.

 Para vocês terem uma idéia, com o uso da cadeirinha, a chance de sobrevivência é de até 71%.

 Então pessoas, vamos apoiar essa campanha, vamos divulgar, porque crianças SÓ NA CADEIRINHA E NO BANCO TRASEIRO!!!!

Aqui está Anna Letícia em seu bebê conforto, pronta pra passear...e ela adora!!!!

Então lembre-se, a cadeirinha salva vidas!!!
Eu apoio o uso de cadeirinhas, e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar seus segredinhos comigo também!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...