Meus confidentes

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Como aconteceu o desmame aqui em casa!!!



 Tenho lido muito a respeito do desmame ultimamente aqui na internet. Nas redes sociais, até discussão já presenciei. Então, antes de mais nada, correndo o risco de ser meio grossa, mas não menos sincera por isso, vou logo aos fatos: cada um cria seu filho da melhor forma, da maneira que acha melhor. Se amamentou por 1, 2 , 8, meses, 1, 2 anos, é problema de cada um. 

 Amamentar é um ato de amor sim. Mas também é um ato que requer muita paciência e  dedicação e ninguém ama mais ou menos por isso. Não se mede amor pelo tempo que se amamenta. Amamentar é bonito, gostoso, mas também é dolorido, sofrido. 

 Acho estranho, sou contra,  mas respeito, quem opta por não amamentar, ou amamenta pouquíssimo, por opção, como também acho exagerado, e desnecessário, respeito e deixo claro que é a minha opinião, quem amamenta até 2, 3 anos. 

 Mas vamos a como foi feito o desmame de Anna Letícia.

Anna Letícia foi uma "viciada" em peito!! É sério.... fazia o peito de chupeta. E isso, no início, não me incomodou. Pelo contrário, sempre gostei de amamentar, acho um ato lindo, adoro a troca de olhares, de carinho que ocorre. Até hoje lembro que com a Anna Sophia, a minha mais velha, ela ficava fazendo carinho na minha orelha....amava!!

 Mas voltando aos fatos. Anna Letícia mamou até os 10 meses. E foi quando eu desisti e disse chega!! Eu não aguentava mais acordar de madrugada a cada 2, 3 horas e ficar com ela, amamentando, chupetando por mais de 2 horas. Sim, sim, ela ficava mais de 2 horas no peito. Amava amamentar, mas não dei mais conta. Estava ficando cansada demais, fraca, até mal humorada. 

 Eu escolhi parar de amamentar. Não estava mais dando conta. Foi uma opção minha. E não sou menos mãe ou amo menos a minha filha por isso. Primeiro que ela já não ganhava peso e não queria pegar a mamadeira de jeito algum. Segundo porque sim, eu cansei!!!! Admito, cansei!!

E como fizemos: na hora de dormir quem dava a mamadeira era meu marido, para ela não sentir o cheiro do leite. E também porque comigo ela não queria a mamadeira, e sim o peito. Mas o difícil mesmo foi de madrugada. Quando ela acordava, era dado a mamadeira. No início ela não queria, reclamava e eu dava o peito, ficava com pena. Mas depois, meu marido que levantou e aí ela pegou a mamadeira. Ainda tentei continuar dando o peito antes de dormir, mas ela ficava horas e não deu. 

 E foi rápido...posso dizer que dei sorte. 2 semanas depois ela já não procurava o peito. E não quer mais mesmo. Quando ela esteve doente, ofereci a ela, e ela riu e virou o rosto. Nem deu bola. Me ignorou!! rsrsrs

Volto a dizer: sou super a favor da amamentação. Mas a amamentação consciente, com vontade, sem ser forçada, obrigada ou algo torturante. 

 Mães, amamentem até onde acharem necessário, saudável (para a mãe e para o bebê), gratificante. Nada que é obrigado fará bem nem a você e nem ao bebê. E não interessa o que os outros pensam. Você não está cometendo nenhum crime e não deve nada a ninguém. A vida é sua, o filho é seu. Agora, qualquer decisão que for tomada deve ser de forma consciente, tranquila e de cabeça fresca. Deve ser tomada porque você quer. 

 E vocês, o que acham? Gostaria da opinião de vocês?

Bjks e até a próxima.







2 comentários:

  1. Que bacana Anna, que bom que foi tranquilo o desmame apesar das madrugadas, e acho que na idade certa, eu não amamentei nenhuma das minhas filhas por causa de um problema congênito, Talassemia, eu não pude amamenta-las, mas imagino como deve ser incrível essa troca de amor! Bjooooss

    ResponderExcluir
  2. Eu errei muito na amamentação e dei LA logo de inicio, minha produção baixo, mas eu não quis desistir e faço relactação. enquanto nós dois estivemros felizes manteremos. Adorei seu blog e estou te seguindo, me segue de volta? http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar seus segredinhos comigo também!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...