Já que estamos na semana da Páscoa, nada melhor do que falar dele, o meu, o seu, o nosso amigo Chocolate!!!
Eu amo chocolate, preferencialmente o branco (tinha que ser o mais engordativo e gorduroso), mas qualquer prazer me diverte, quer dizer, qualquer chocolate. Amo o Cookies 'n' Creame da Hershey's, e me tornei fã do Kit kat da Nestlé, além do Opereta da Garoto. Quando fizeram o ovo do Opereta dei pulinhos de alegria!!! E o que é o Toblerone. Resumindo...chocolate, seu lindo, sou sua fã.
E para que nós, simples mortais não nos sintamos tão culpados, pois chocolate engorda, resolvi listar os maiores benefícios do chocolate (viu só, ele tem benefícios, e muitos). Dessa forma, ficaremos bem menos culpadas e poderemos ter váriaaaassssss desculpas para consumir alguns pedacinhos!!!
O chocolate é bom para a saúde, pois possui diversos componentes químicos com excelentes funções para o corpo. As sementes de cacau, principal componente do chocolate, possuem flavonóides, que atuam como poderosos antioxidantes, minimizam o risco de doenças cardiovasculares e câncer, reduzem a pressão sanguínea tendo como conseqüência um fluxo melhor de sangue, dessa forma, o maior beneficiado é o coração.
Outro componente presente no chocolate e que é bom para saúde é a teobromina, muito presente no cacau. Ela tem atividade diurética e ainda é estimulante como a cafeína, por exemplo, tendo impacto no sistema nervoso central, músculos cardíacos e sistema respiratório.
Além desses, outros componentes estão presentes no chocolate, tais como minerais, como o magnésio, manganês, potássio e também vitaminas, como as do complexo B. A profissional também afirma que existe no chocolate um tipo de gordura insaturada que se chama ácido oléico, responsável por ajudar na diminuição do colesterol.
O chocolate proporciona sensações de prazer e bem estar, é rico em carboidrato e fonte de energia. O consumo de cerca de 30g diárias de chocolate amargo, por exemplo, como parte de uma alimentação saudável, pode trazer benefícios ao organismo.
Por ser vegetal, a gordura da manteiga de cacau não contém colesterol e o porcentual de gordura saturada e insaturada em sua constituição está dentro das recomendações estabelecidas pela Associação Americana de Cardiologia (AHA).
O chocolate libera endorfinas, podendo estimular o apetite sexual e causar sensações de bem-estar; contém estimulantes alcalóides, como a cafeína e a teobromina, gerando um efeito energético que incide sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas.
Diminui o estresse e serve como anti-inflamatório: dois quadradinhos de chocolate meio amargo por dia diminuem inflamações crônicas, consideradas as principais responsáveis por doenças como diabetes, Alzheimer e infarto. Esse tipo de chocolate é rico em flavonoides, componentes que destroem os radicais livres que causam a inflamação.
Melhora o humor na hora: Chocolate meio amargo também libera serotonina no organismo, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
Aumenta nosso tempo de vida: pode comemorar: duas barras de chocolate por semana garantem um ano extra de vida! O cacau tem quase duas vezes mais antioxidantes do que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde, retardando o envelhecimento de todo o nosso corpo. Aff....que chato, agora serei "obrigada a comer 2 barras de chocolate por semana (quero viver muito gente!!)
Chocolate dá força. E um único pedaço de chocolate tem 10% da quantidade recomendada de ingestão diária de ferro.
E o melhor de tudo, chocolate dá felicidade: o chocolate estimula a produção na área das emoções semelhantes aos liberados quando estamos apaixonados. Ele ajuda a combater a depressão, hipertensão, tumores e até o stress da TPM (meu marido vai adorar ler isso).
Então gente, temos ou não temos mil e uma razões para comer chocolate. Então, agora é a hora, corre e pega uma barrinha e devora: você vai ficar mais feliz, estará ganhando tempo de vida, ficará mais forte, mais saudável e com menos riscos de ter um infarto!!
Bjks doces e "chocolatícios", e tudo de bom.