quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Símbolos Natalinos e seus significados

Olá, amigos, tudo bom? Vi um cartaz no clube que frequento aqui no Rio de Janeiro e, curiosa que eu sou, resolvi fazer uma pesquisa na net a respeito. 


 Pesquisa feita, resolvi dividir com vocês, pois acredito que muitos não saibam o significado dos símbolos Natalinos, ou da maioria deles pelo menos. 


 Espero que gostem e matem a curiosidade de alguns, assim como aconteceu comigo. 


 Ah, retirei as informações da internet, com nosso amigo google...rsrrs





PRESÉPIO: Segundo a tradição católica, o presépio foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII, na  região da Úmbria. Com a permissão do Papa, montou um presépio de palha que representava o ambiente do nascimento de Jesus, com pessoas e animais reais e não bonecos. Neste cenário foi celebrada a missa de Natal e o sucesso foi tamanho que rapidamente se estendeu por toda a Itália. As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis serviram de inspiração para que se criasse o presépio.






CANÇÕES: Anjos cantores anunciam uma boa notícia. são os  mensageiros que surgem nos céus para confirmar o nascimento do filho de Deus. Pela melodia que entoam prenunciam um novo tempo.




ESTRELA DE BELÉM:  Simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente. 






REIS MAGOS:  Baltazar, Belquior e Gaspar  trazem ouro, incenso e mirra para o menino Jesus. No século XV, lhes é atribuída uma etnia: Belquior (ou Melchior) passa a ser de raça branca, Gaspar, amarelo, e Baltazar, negro, para simbolizar o conjunto da humanidade.




ÁRVORE DE NATAL: A árvore natalina é simbolizada por um pinheiro enfeitado de luzes e de bolinhas vitrificadas coloridas, e, para os cristãos, reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida.
Uma a lenda conta que havia três árvores próximas aos presépios: uma oliveira, uma tamareira e um pinheirinho, que desejavam honrar o recém-nascido. A oliveira ofereceu suas azeitonas, e a tamareira suas tâmaras, mas o pinheirinho não tinha nada a ofertar. Lá do alto, as estrelas desceram do céu e pousaram sobre os galhos do pinheirinho oferecendo-se como presente. A tradição da árvore é bem antiga.


GUIRLANDA: Em muitos países, durante o advento, se faz com ramos de pinheiro uma coroa ou guirlanda com quatro velas para esperar a chegada do menino Jesus., Estas velas simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo. No primeiro domingo deste tempo litúrgico, acende-se a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e Eva. No segundo domingo, a segunda vela acesa representa a fé. A terceira vela simboliza a alegria do rei David, que celebrou a aliança e sua continuidade. A última vela simboliza o ensinamento dos profetas.



VELAS: Acender velas nos remete à festa judaica de Chanuká, que celebra a retomada da Cidade de Jerusalém pelos irmãos macabeus das mãos dos gregos. Lembramos também da remota festa pagã do Sol Invencível dos romanos (Dies solis invicti), celebrada na noite do solstício de inverno, em 25 de dezembro. Os cristãos transformam-na na festa da luz que é Cristo. Na chama da vela estão presentes todas as forças da natureza. Vela acesa é símbolo de individuação e de nossos anos vividos. Tantas velas, tantos anos. Para o cristão, as velas simbolizam a fé, o amor e a vida.


SINOS: Simboliza o respeito ao chamado divino e representa o ponto de comunicação entre o céu e a terra. Remete ao ambiente rural, o tempo da igreja matriz e seus sinos e toques de aviso e de convocação para a vida e para a morte.


BONECO DE NEVE: . Nos países frios, as crianças se acostumaram a sair nos dias de neve de Natal para criar seu próprio homem de neve. 
A tradição popular se transformou em peça de decoração de árvores de Natal, mesmo em países tropicais como o Brasil.





CARTÕES: A confecção do primeiro cartão de Natal, costuma ser atribuída ao britânico Henry Cole que, em 1843, encomendou a uma gráfica um cartão com a mensagem: "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" porque não tinha tempo para escrever pessoalmente a cada um de seus amigos.
Mas, em 1831, um jornal de Barcelona, na Espanha, quis colocar em funcionamento a técnica da litografia felicitando seus leitores pelo Natal mediante uma estampa, o que já pode ser considerado uma forma de cartão de Natal.
O costume de desejar Boas Festas com o uso de um cartão se estendeu por toda a Europa e, a partir de 1870, estes cartões começaram a ser impressos coloridos.





PAPAI NOEL:   São Nicolau, chamado Santa Klaus, bispo de Myra, na Lícia antiga (atual Turquia). Durante o século IV, este homem de fé marcante foi transformado legendariamente neste Papai universal que oferece às crianças presentes, brinquedos e carinhos.
Uma lenda conta que São Nicolau, no dia de sua festa, 06 de dezembro de cada ano, passava de telhado em telhado depositando presentes nas meias colocadas nas chaminés.Ele estaria acompanhado de um "homem mau" encarregado de punir as crianças desobedientes. Era um homem bondoso que ficava feliz em presentear gente pobre. Converteu-se, com o tempo, em protetor das crianças, dos marinheiros, dos viajantes e dos mercadores, os tradicionais provedores de presentes.
Em 1087, mercadores italianos roubaram de Myra as relíquias deste bispo e a trouxeram para Bari, na Itália, onde hoje se encontram.



Nicolau foi substituído em alguns países pela lenda do menino Jesus que distribuiria presentes na noite do dia 24 de dezembro. Unindo estes contos às antigas lendas nórdicas, renas, trenós de neve e gnomos míticos, temos hoje todos os ingredientes de um conto infantil capaz de comover até os adultos que ainda sonham com sua infância.

Na Antigüidade se trocavam presentes na festa do solstício de inverno, como um sinal de renovação. Nos países nórdicos, o deus Odin, à cavalo sobre uma nuvem, trazia para as crianças recompensas ou punições face ao seu comportamento.


O atual Papai Noel, de roupa vermelha e saco às costas, nasceu nos Estados Unidos, na metade do século XIX, como um São Nicolau sob a forma de um gnomo ou duende e, logo em seguida foi transformado em um simpático velhinho. Ele é introduzido na Europa depois da Primeira Guerra Mundial e se impõe pouco a pouco pela pressão comercial.


A lenda diz que o bom velhinho vive no Pólo Norte e tem amigos duendes que o ajudam a entregar os presentes. E, como cada país no mundo vive em um horário diferente, ele consegue entregar todos os presentes no tempo certo.


Beijos para todos e até amanhã....



3 comentários:

  1. Que lindinho que está o seu blog. Segredinhos muito fofos sendo compartilhados! bjk

    ResponderExcluir
  2. I think that what you said was actually very reasonable.
    But, think on this, suppose you composed a catchier post title?
    I am not saying your content isn't solid, however suppose you added something that makes people want more? I mean "S�mbolos Natalinos e seus significados" is kinda boring. You might glance at Yahoo's home page and
    see how they create news headlines to get viewers to click.
    You might add a related video or a pic or two to grab people interested about what you've written. Just my opinion, it might make your blog a little livelier.
    Feel free to surf my web site online casino software

    ResponderExcluir
  3. Q lenda...procurem na palavra de Deus onde estão os significados natalinos...axo q isso é só as pessoas tentando tirar o verdadeiro homem disso tudo que é Jesus Cristo e colocando a imagem de papai noel...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar seus segredinhos comigo também!!! Volte sempre!!!